terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mês de setembro é sinônimo de mesas fartas na Bahia


Laura Carvalho

O mês de setembro é conhecido na Bahia como o mês do caruru de São Cosme e São Damião, que homenageia os santos gêmeos da Igreja Católica, ou, no candomblé, os Ibejís, que correspondem a entidades infantis. A data exata da comemoração é 27 de setembro, mas durante todo o mês as pessoas costumam preparar o caruru em suas casas.
Em entrevista com Katia Roberta Santos, cozinheira que todo ano prepara o caruru de São Cosme e São Damião, ela tira algumas dúvidas que temos sobre o caruru: “para dar certo, tudo tem que ser feito no mesmo dia: caruru, xinxim de galinha, vatapá, arroz, feijão fradinho, farofa e banana-da-terra frita. A dimensão da oferenda é medida pela quantidade de quiabos do caruru. Cada um faz como pode: 500, mil ou até 10 mil quiabos”, afirma Katia.

Sobre os ingredientes para o preparo do caruru, Katia aconselha comprá-los na Feira de São Joaquim, onde a variedade é grande e o preço é mais em conta. Porém, em setembro, o preço aumenta bastante, pois todo mundo procura os ingredientes para dar o seu caruru, que acontece nesse mês.
Os carurus podem ser oferecidos por motivos religiosos, como promessas. Nesse caso, o quiabo deve ser cortado por quem está oferecendo o banquete.
Perguntada sobre a melhor panela e qual o caruru mais gostoso, Katia diz que a melhor panela para cozinhar o caruru é a de alumínio tipo caldeirão. “O caruru mais gostoso é o caseiro porque nós podemos controlar a quantidade de azeite, que é a chave para deixar o caruru no ponto ideal.”
Curiosidades
Existem algumas recomendações para quem faz o caruru, que cada um escolhe obedecer ou adaptar a seu gosto. Quem oferece o caruru deve cortar o primeiro quiabo e, depois de pronto, colocar a comida aos pés dos santos em vasilhas novas e depois fazer um pedido. A pessoa que encontrar no prato um quiabo inteiro deve oferecer um caruru no próximo ano.

 caruru

500 quiabos
800g de camarão seco
8 cebolas
3 maços de coentro
5 dentes de alho
300g de castanha
300g de amendoim
200ml de azeite de dendê
sal a gosto
3 pimentões

Modo de fazer: cortar o quiabo em formato de cruz. Bater os temperos no liquidificador por 2 minutos. Colocar metade dos camarões (descascados) para bater. Pôr os quiabos na panela de alumínio, com 500ml de água, esperar levantar fervura, acrescentar os demais ingredientes, junto com restante dos camarões inteiros. Esperar cozinhar por 40 minutos, mexendo sempre para não queimar.
Vatapá de pão
30 pães de sal dormidos
2 cocos secos, quebrados e descascados
8 cebolas
3 maços de coentro
2 cebolinhas
gengibre
200g de amendoim
200g de castanha
5 pimentões
500g de camarão

Modo de fazer: bater o coco no liquidificador, junto com 250ml de água e colocar o “leite” resultante desse processo no pão esmigalhado, deixando descansar por 3 minutos. Depois, bater no liquidificador o pão que estava de molho para formar uma papa consistente. Coloca-o então numa panela de alumínio com boca larga para ter espaço de mexer. Primeiramente, bater no liquidificador o amendoim, a castanha e o camarão juntos. Depois, colocar o gengibre ralado. Sal a gosto. Derramar na panela e bater agora os temperos, com o próprio “leite” que sobrou no liquidificador. Derramar tudo na panela. Por no fogo e mexer o tempo todo. Vai colocando o azeite de dendê, aos poucos, até mudar a cor para amarelado. Deve-se cozinhar até a massa soltar da panela.

Xinxim de frango

2kg de frango
3 cebolas
2tomates
2 pimentões
2 maços de coentro
100g de castanha
100g de amendoim
250g de camarão
200ml de azeite de dendê
200ml de leite de coco
2 pimentas de cheiro
sal a gosto

Modo de fazer: cortar o frango em pedaços pequenos. Bater os temperos, junto com a castanha e o amendoim e metade do camarão no liquidificador. Quando pegar a fervura, juntar o leite de coco e o azeite de dendê. Cozinhar por 45 minutos.
 
Farofa de banana
Modo de fazer: cortar a banana em rodelas e colocar para fritar com azeite de dendê. Depois é só jogar a farinha.
Banana da terra frita
Feijão fradinho:
1kg de feijão fradinho
2 tomates
3 cebolas
3 pimentões
1 maço de coentro
100g de camarão
50g de castanha
50g de amendoim
Modo de fazer: cozinhar o feijão com pouca água e sal, bater os ingredientes no liquidificador. Depois misturar tudo.

Um comentário:

  1. NUNCA VI BANANA JUNTO COM A FAROFA NA COMIDA DO SANTO. MINHA MÃE FAZ A BANANA FRITA E A FAROFA DE AZEITE SÃO PRATOS DISTINTOS QUE COMPÕE A COMIDA OFERECIDA AO SANTO. BANANA FRITA COM FARINHA? NO CARURU DE SÃO COSME E DAMIÃO.RSRSRS....EXPLIQUE SE PODER, QUERO ENTENDER....

    ResponderExcluir