terça-feira, 9 de outubro de 2012

Zé, o gerente da fazenda Conceição


 
 

 


Clara Spíndola
 
Para abordar o tema trabalhador rural, presente em livros de Jorge, como Cacau e Tocaia Grande, Clara Spínola entrevistou o gerente da Fazenda Conceição, conhecido como Zé. Ele trabalha na fazenda, sediada na zona rural de Feira de Santana, a 107 quilômetros de Salvador. Zé mora na Fazenda Conceição desde quando ainda era um adolescente de 16 anos, e hoje, três décadas depois, pode falar sobre as transformações que vivenciou, principalmente de 2007 para cá, depois da morte do proprietário, Paulo Spínola.

Leia Jorge: Qual seu nome completo?
Zé: José Luiz Costa
Leia Jorge: Quantos anos você tem?
: 48 anos
Leia Jorge: Há quanto tempo você trabalha na fazenda?

: 32 anos
Leia Jorge: Em que aspecto a sua vida mudou depois que passou a trabalhar aqui?
Zé: A minha alimentação e a casa onde moro. A alimentação mudou muito e também posso alimentar melhor minha família agora. E meu patrão me deu um pequeno terreno, onde eu construí minha própria casa.
Leia Jorge: Você tem quantos filhos?
Zé: Quatro. Duas filhas do primeiro casamento e um menino e uma menina do segundo e atual casamento.

Leia Jorge: Eles frequentam uma escola? O nome? Esteve em greve nesses tempos?

Zé: As minhas duas filhas do primeiro casamento já concluíram o ensino médio e meus outros dois filhos estudam na Super Star. Não esteve em greve porque é escola particular.

Leia Jorge: Qual o índice anual de chuva aqui na fazenda?
Zé: O índice é de 1000 ml mas tem caído muito, para 800 ml.
Leia Jorge: Qual a área da fazenda usada para plantação?

Zé: 548 tarefas de plantação de capim e 2 tarefas de pomar.
Leia Jorge: Dá para dimensionar o quanto a seca prejudica a produção da fazenda?
Zé: Sim, prejudica e muito. E esse ano está pior que os outros anos. Tem chovido muito pouco.

Leia Jorge: Quantas cabeças de gado tem?
: 200.

Leia Jorge: Qual a principal atividade da fazenda? : Hoje em dia, gado de corte e gado de leite.

Leia Jorge: Você acha que só a compra e venda de gado nelore é um bom negocio para a fazenda?
Zé: Sim.

Leia Jorge: A fazenda é longe da cidade grande?

Zé: Não, Feira de Santana fica a 15 minutos de carro.
Leia Jorge: Você tem planos diferentes para seu futuro? Ou vai continuar trabalhando na fazenda?
Zé: Não tenho planos diferentes, quero continuar trabalhando para fazenda, desde que esteja funcionando bem.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário