Sobre o orientador



O nosso orientador é o Paulo Leandro, amigo e professor que proporcionou a turma, através de suas aulas divertidas e dinâmicas, novas possibilidades de se fazer jornalismo. Nos fez entender que a realidade pode ser mais receptível e atraente quando inserimos uma dose de imaginação. Suas disciplinas nos fez mergulhar no universo literário e sair de lá preenchido de conhecimento e paixão.

Ao longo desta jornada, nos acresceu de inquietações e questionamentos levando-nos a experimentar o jornalismo de uma maneira leve. Produzimos matérias, conhecemos novos universos, aprendemos muito, e isso tudo devemos ao nosso orientador, sempre prestativo e atencioso, Paulo Leandro. (Thais Béu)



Por Paulo Roberto Leandro



Conheci Jorge quando fui gerente de Comunicação do Banco Excel Econômico, sucessor do Econômico. Esta foto é do nosso primeiro encontro, na casa dele, na Rua Alagoinhas.

 

Foi em 1996. Era editor da revista Perfil. Na pauta, produtos, serviços e clientes especiais como Jorge.

 

Além de fonte de informação das mais valiosas, Jorge também era um cliente muito especial.

 

O banco tinha produtos diferenciados como o Excel Fun, cartão para dar acesso sem fila às salas de cinema; o Excel Mais, para parcelamento em até dez vezes do pagamento de cheques; e o Excel 12 Dias, cujo benefício era liberar o cliente dos juros, desde que não passasse de 12 dias no vermelho.

 

Jorge ouvia tudo com muita atenção. E retribuía com palavras tranquilas, sempre disposto a colaborar com as reportagens e edições.

 

Por indicação de Ceci Alves, voltei este semestre a lecionar na Unijorge, onde já estive uma vez em 2004, quando nosso centro universitário ainda se chamava Faculdades Jorge Amado.

Fui escalado por nossa coordenadora Patrícia Moraes para a disciplina Práticas Avançadas de Reportagem, e decidimos, junto com os alunos, ampliar as homenagens a Jorge, no ano de seu centenário.

Jorge é a pauta de meus alunos; ou mais que alunos, colegas, pois já produzem conteúdo diário em mass-media de segmentos variados.

Cada jornalista ficou de ler um romance de Jorge e dele selecionar um personagem para servir de base.

Assim, ficamos de produzir resenhas dos romances e escrever reportagens sobre os setores compatíveis com o tema do romance.
 

Um comentário: