terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Grêmio estudantil: uma oportunidade melhoria nas escolas



Helton Carlos

Estudante do 3° ano do ensino médio, Andreia Santos (16), diz se incomodar com as más condições da educação em seu município, Lauro de Freitas. Segundo a estudante, para reivindicar melhorias em sua escola, ela e alguns colegas de classe resolveram estruturar um grêmio estudantil para debater e reivindicar melhorias. Para saber mais sobre o assunto, a equipe do Leia Jorge teve uma conversa com Andreia. Confira!

Leia Jorge – Quando foi que você decidiu formar o grêmio estudantil de sua escola?

Andreia - Meus pais e alguns professores me ajudaram. Eu sempre falava que as coisas não estavam boas em minha escola, a partir disso, minha mãe me sugeriu montar o grêmio. No começo tive medo, mas depois de conversar com os colegas, resolvi levar o projeto a sério.

Leia Jorge – Como seus colegas enxergaram essa sua iniciativa?

Andreia - Desde o começo, todos mostraram vontade de participar. Alguns desistiram, mas a maioria continua comigo.

Leia Jorge – Como é a interação do grêmio com a direção da escola?

Andreia – Os diretores são bem legais. Nem sempre é possível atender nossos pedidos, mas, na maioria das vezes, eles se mostram abertos para conversar. Além disso, eles nos ajudam a desenvolver projetos com a escola.

Leia Jorge – Vocês já conseguiram trazer algum benefício os estudantes através do grêmio.

Andreia – É bastante difícil, mas a gente sempre consegue. Fizemos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio. Vendemos o material e com o dinheiro fizemos uma festa de final de ano. Já conseguidos, através de outras campanhas, trazer algumas melhorias.

Leia Jorge – Qual a sensação de poder representar seus colegas?

Andreia – A sensação é muito boa. Meus colegas me respeitam mais e hoje eu sou uma referência na escola. É muito bom ajudar as pessoas e, com isso, vem todo esse reconhecimento. Acho que se todos reivindicarem os seus direitos da pra melhorar muita coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário