terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Balduíno das Cajazeiras

Leticia Rocha

Em Cajazeiras também mora um "Balduíno". Geraldo Mota da Rocha mais conhecido como “Geraldão” é figurinha carimbada em Cajazeiras. E assim como o personagem do romance "Jubiabá" de Jorge Amado o "Balduíno", Geraldão trabalhou em diversas áreas, mas foi na área da comunicação que se engajou para lutar em pról do bairro de Cajazeiras.  

Natural do Estado de Alagoas é considerado um comunicador do povo, e por onde passa  busca melhorias na qualidade de vida e soluções para diversos problemas que afligem as comunidades.

Aos 14 anos, Geraldão decidiu partir em busca do seu sonho de “virar artista” na cidade do Rio de Janeiro. Lá trabalhou como vendedor, cobrador, engraxate e garçom em casa de show, tudo isso no intuito de se aproximar dos cantores e público do local. A ideia deu certo. Certo dia o apresentador do espetáculo faltou, e

Geraldão foi posto no lugar para apresentar os cantores. A chance aumentou sua vontade de lutar para conseguir realizar o seus sonhos. A Bahia foi seu próximo destino, no ano de 1978. Na tentativa de "estourar" na carreira artística como músico ou apresentador de programa, o comunicador se tornou gerente e cantor em uma casa de show em Salvador, chamada “Jereré”.

Em 1980, conseguiu fazer algumas participações como jurado no programa de “Tia Arilma” e no "Parquinho",  apresentado por Mara Maravilha. Construindo amizades na Tv Itapoan, Geraldão trabalhou como motorista do programa "O povo na TV", e posteriormente com apoio de amigos como Cristóvão Rodrigues, Geraldão foi chamado para apresentar o programa.

Também se arriscou na política, sido eleito como vereador. Em seu mandato defendeu para Cajazeiras a criação de novos pontos de ônibus, campos de futebol, ônibus gratuito para crianças que estudavam em escolas públicas e municipais, além da construção da ladeira de Cajazeiras VIII, conhecida por ser uma opção de saída de Cajazeira até a Via Regional.

 Em 1999, Geraldão trouxe a primeira rádio comunitária de Cajazeiras. Com o mesmo viés do "Povo na Tv", Geraldão continuou seu trabalho ajudando as pessoas carentes. Hoje o foco é a TV. Atualmente, é presentador do programa "Geraldão e o povo", veículo de cunho social que atende emergencialmente algumas famílias com doações de cestas básicas, medicamentos e utensílios de uso geral, atrações musicais locais e entrevistas. O programa é veiculados aos sábados, às 12h, na CNT (canal 28).


Nenhum comentário:

Postar um comentário