terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Verdadeira compulsão por malhar



Vanessa Casaes

Com a proximidade do verão, a procura por academias aumentam e com ela surgem algumas preocupações. Ate quando malhar não vira uma obsessão  Como diagnosticar essa doença, conhecida como Vigorexia? É evidente que malhar faz um bem enorme a saúde, mas é preciso ter um cuidado com o corpo, respeitando os limites de cada pessoa. Mas o que observamos nas academias são pessoas desesperadas por um corpo perfeito, procurando até anabolizantes para surtir um efeito mais rápido, mas não eficaz e prejudicial para a saúde. Alex Santos professor de educação física esclarece para o Leia Jorge algumas dicas.
Leia Jorge: Até que momento, você como profissional de educação física, percebe que a atividade física como a musculação,deixou de ser saudável para virar uma obsessão?
Alex: Quando o culto a corpo a forma perfeita do corpo aumenta, cada dia quer aumentar a carga dos exercícios, trás um transtorno de culto excessivo ao corpo.
Leia Jorge: Você já teve alguma aluna com esses sintomas excessivos por malhação? Como soube lidar com isso?
Alex: Sim, explicamos pra ela que nosso corpo precisa de descanso, que para chegar em objetivo devemos ter paciência, que se pularmos o cronograma de treinamento o objetivo a se alcançar vai demorar mais, e o mais importante desgaste físico a pessoa não da chance de o corpo descansa.
Leia Jorge: Conhecidos como "bombas" os anabolizantes trazem quais malefícios a saúde?
Alex: Homens e adolescentes – Redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas. Mulheres e adolescentes – Aparecimento de sinais masculinos como crescimento excessivo de pêlos no corpo (inclusive barba), perda de cabelos e diminuição dos seios.

Pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos – Encerramento prematuro do crescimento.
Homens e mulheres de qualquer idade – Aparecimento de tumores cancerígenos no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, estresse, alteração de humor, esquecimento e aumento da agressividade.
Leia Jorge: É perceptível que um pouco antes do verão as academias lotam. Alguns dos problemas é que o aluno quer ver resultado de um ano em um mês. E consequentemente fazem um treino mais intenso. Como profissional você aconselha o aluno a optar por qual tipo de treinamento? Como isso é feito?

Alex: Bom o aluno acha que em um mês pode chegar em seu objetivo isso é uma mentira, não vai conseguir. Aconselho fazer um treino adaptativo, que é duas vezes na semana treinamento aeróbico e três vezes treinamento com pesos a musculação.

Leia Jorge: O que mais percebe de errado na prática da musculação por alguns alunos?

Alex: Erros na hora de executar os exercícios, alguns não querem aconselhamento sobre a atividade física.

Leia Jorge: Como você explica para as pessoas leigas no assunto, uma musculação perfeita? Sem excessos.

Alex: É fazer no mínio 7 a 8 exercícios de musculação, não ultrapassar mais que 1 hora e meia de academia, e aliado com no mínimo 25 minutos a 30 de aeróbico.

Leia Jorge: Quantos dias na semana um adulto de condicionamento saudável pode praticar as musculação?

Alex: Eu aconselho de segunda a sexta, ou de segunda a quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário