segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sarau

Weslei Gomes

         Foto:CEPA/ por Priscila Bastos


Com o objetivo de reunir pessoas variadas, interessadas em discutir sobre filosofia e literatura, propagando assim o trabalho da instituição, o Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA) realiza um Sarau todos os sábados na Faculdade 2 de Julho, no Garcia, por volta das 16:30 horas e nas quartas-feiras na sede administrativa no Barbalho, às 19 horas. O fundador do projeto é o Jornalista e Professor Germano Machado. Em entrevista com Elder Carlos Santos, participante do encontro e Diretor do Grupo de Estudos Filosóficos (GEF) ele esclarece como funciona o Sarau.


Leia Jorge: Há quanto tempo acontece o evento?

Elder Santos: O sarau dos sábados, na Faculdade 2 de Julho, ocorre há cerca de três anos. O sarau das quartas, no Barbalho, ocorre há pouco mais de um mês. No entanto, ambos são a retomada de eventos literários que a instituição promove nos seus 61 anos de existência.


Leia Jorge: Quem participa?

Elder Santos: Todos os presentes que assim o desejarem. O público é misto, formado por poetas com maior ou menor experiência, tanto em escrever quanto em recitar.

Leia Jorge: Quais poetas vocês costumam recitar?

Elder Santos: Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Elisa Lucinda, dentre outras e outros. No entanto, o CEPA é consagrado como espaço onde os frequentadores podem mostrar seus próprios trabalhos. Parte considerável do nosso público possui poemas próprios que apresentam nos saraus.


Leia Jorge: Qual a influência de literatura baiana tem o Sarau?

Elder Santos: Esta influência se dá através de Castro Alves principalmente. O CEPA, inclusive, já realizou homenagens ao poeta.


Leia Jorge: Alguma influência de Jorge Amado?

Elder Santos: No tempo em que faço parte da instituição (por volta de dois anos), não houve influência direta, pelo menos no que tange a poesia. Já houve uma palestra sobre o escritor.


Leia Jorge: Os poetas que frequentam o Sarau desenvolvem e divulgam de quais formas o seu trabalho?

Elder Santos: Os/as que já possuem uma carreira consolidada divulgam seu trabalho através de livros publicados, em edição solo ou antologia (juntamente com outros/as autores/as), sites na internet, eventos sobre literatura. Os/as iniciantes tem o CEPA como primeiro local onde podem divulgar sua arte.

Serviço:

Sede Administrativa do CEPA - Rua Souto Dalva, n° 98.
Telefone: (71) 3242-0502
E-mail: cepaadmin@gmail.com
Facebook: CEPA Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário