terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vitória, 8 anos: "ver gente morrendo me deixa triste"



Sirleia Araújo



Diante de um mundo cheio de controvérsias, violência e  morte,  ainda é possível  encontrar inocência e esperança através do olhar de uma criança. Um pequeno cidadão que carrega dentro de si sonhos de um mundo melhor, para algumas o sonho é uma casa, para outros que já têm casa, o sonho é o brinquedo da  vitrine, para aquelas que já possuem o brinquedo, o desejo é ser presidente da República, não importa o tamanho do sonho, o que importa é que todas conseguem viver como o mundo  deveria ser, com amizade, amor e comunhão. O que se passa na mente de uma criança? A estudante Vitória Araújo, de apenas 8 anos, é uma destas tantas meninas que têm sonhos, mesmo enfrentando um cotidiano violento.



Leia Jorge: Como se chama e quantos anos tem?


Vitória Araújo: Vitória Souza de Araújo, tenho 8.


Leia Jorge: Qual o seu brinquedo favorito?


Vitória: Minha boneca.


Leia Jorge: Por quê?


Vitória: Gosto de cuidar dela como se fosse minha filha


Leia Jorge: O que você faz nas horas vagas?


Vitória: Assisto tv


Leia Jorge: O que gosta de ver na TV?


Vitória: Carrosel é minha novela preferida


Leia Jorge: O que gosta de fazer na escola?


Vitória: Estudar e brincar com minhas amigas


Leia Jorge: Tem algum amigo em especial?


Vitória: Sim. Amanda. A gente sempre brinca  no recreio


Leia Jorge: Na sua escola todos se dão bem?


Vitória: Sim, às vezes alguns meninos me abusam mas eu não ligo, é só falar com a  pró.
,

Leia Jorge: O que a professora faz que você mais gosta?


Vitória: Ela é boa comigo, tudo que eu pergunto ela responde com paciência e sempre tenta me ajudar.


Leia Jorge: Ela reclama quando seus colegas te abusam?


Vitória: Sim, ela diz a eles que devemos respeitar e amar uns aos outros como uma família.


Leia Jorge: Qual o seu maior sonho?


Vitória: Ter uma casa com um quarto só pra mim.


Leia Jorge: O que você quer ser quando crescer e por quê?


Vitória: Professora, para ensinar as crianças tudo que minha pró me ensina também.


Leia Jorge: O que acha do mundo em que você vive?


Vitória: Eu vejo muita gente morrendo na tv e isso me deixa triste. Não queria que fosse assim, mas minha mãe e minha professora dizem que as coisas podem melhorar se todos se unissem.


Leia Jorge: O que você acha que pode fazer para transformar o mundo em um lugar melhor?


Vitória: Tratar as pessoas bem e com amor, como a gente faz na escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário