terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo: Ba-Vi de 1a. em 2013!







Juliana Caldas

Após anos de espera, as torcidas poderão conferir o clássico baiano no Brasileirão do ano que vem. Com a subida do Vitória para a primeira divisão e a permanência suada do Bahia, as equipes se encontrarão na primeira divisão do campeonato, em 2013.
O retorno rubro-negro, após uma temporada de altos e baixos, foi concretizado no dia 24 de novembro, quando empatou com o Ceará num Barradão lotado. O placar de 1x1 bastou para o time garantir uma vaga na série A do Brasileirão 2013. Merecida conquista, já que o time fez um primeiro turno impecável, com 44 pontos e a liderança da série B. Mas o Vitória perdeu jogos importantes e decisões em casa, fechando o campeonato com 71 pontos e o quarto lugar da tabela.
Uma semana depois da conquista do rival, foi a vez de o Esporte Clube Bahia lutar no  domingo, dia 2 de dezembro, pela permanência na primeira divisão. A situação era quase a mesma do arquiinimigo: bastava um empate para a equipe e a torcida saírem aliviadas do estádio Serra Dourada, em Goiânia. O adversário, o já rebaixado Atlético Goianiense, não ofereceu muito perigo ao time baiano, que fechou o jogo com um gol aos 43 minutos do segundo tempo, alcançando mais três pontos na tabela e a permanência na elite do futebol brasileiro.

Torcida, festa e realidade

As duas equipes, de formas distintas, alcançaram seus objetivos em 2012. Apesar dos problemas e dificuldades técnicas, Bahia e Vitória disputarão em 2013 o famoso Ba-Vi, maior clássico do futebol do Norte-Nordeste. O último embate foi em 2003, no estádio Manoel Barradas, quando o Vitória ganhou por 2x1 do rival tricolor e os times se despediram, sem saber que amargariam dez anos sem se enfrentar pela primeira divisão.
Mesmo com as conquistas recentes, os torcedores fazem sérias restrições às atuações dos times baianos. Thiago Peralva, torcedor do Bahia, comemora a permanência na elite do futebol, mas entende que precisa melhorar. “Eu, particularmente, fiquei feliz e comemorei a permanência do Bahia na Série A pra 2013, mas espero que o time faça uma melhor campanha”, disse o publicitário. Para ele, o clube deve dar oportunidade aos jogadores das divisões de base que, segundo Peralva, “estão dando um show e o time não segura, vende pra fora”.
Do outro lado, a torcida rival também não parece satisfeita. A assistente social Fabiana Santana, torcedora do Vitória, atribui a má fase do time à diretoria. Para ela, “a diretoria não fez um bom trabalho e teve jogador que foi vendido quando não deveria ter sido”. Sobre o acesso à série A, a rubro-negra acha que "deveria ter garantido antes, mas, como sempre, deixou para a última rodada e não subiu líder como deveria", lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário