terça-feira, 16 de outubro de 2012

O soteropolitano não vive “sobrevive”

Thais Béu

Cercada de belas praias e encantos, não parece que Salvador, foi considerada a pior cidade do Brasil para se viver, de acordo com uma pesquisa feita pela Proteste( Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) .
A capital baiana ficou na pior colocação em habitação e mobilidade, conquistuistando o segundo pior lugar em segurança, saúde e emprego, atrás de Maceió, Natal e João Pessoa, respectivamente.
Apesar da dificuldade de se obter emprego na capital, os baianos não desistem, e como todo bom brasileiro ,criatividade,esforço , fé e talento  são fundamentais para sobreviver, como é  o caso do Sr.Antônio ou Toninho da Combe, como é conhecido na Feira de São Joaquim,que, com 56 anos dos quais, 33 trabalhou como carreteiro de feira. Nesta entrevista Sr.Antônio nos fala sobre sua jornada diária.
Leia Jorge: Que horas o senhor sai para trabalhar?
Antônio Souza: Acordo todo dia as 4 horas da manhã isso a mais de 30 anos pode fazer chuva ou sol sou fiel ao horário e aos clientes,levo frutas e verduras da feira para os estabelecimentos, as 10 horas já fiz todo o meu trabalho.Vou pra casa e durmo a tarde toda por que ninguém é de ferro né?
Leia Jorge: Todos os dias é assim ou os fins de semana é para descansar?
Antônio Souza: Trabalho todo dia,tem descanso não,nem férias,nada.Tem muita conta pra pagar se eu descansar por um dia posso me prejudicar.
Leia Jorge: Quanto o senhor ganha por dia fazendo carreto?
Antônio Souza: Em um dia muito ruim ganho R$20,00 reais e em um dia bom uns R$60,00.
Leia Jorge: E dá para sustentar a família?
Antônio Souza: E como dá, claro que é com dificuldade mas criei 3 filhos e todos três estão aí,um trabalha e já tem família, a outra terminou a faculdade onde era bolsista e já se formou e a mais nova ganhou uma bolsa pra estudar na Itália,então não tenho do que reclamar meu papel já fiz,sei que não dei uma vida de luxo para meus filhos mais o que pude fazer fiz e nunca passaram fome.

Leia Jorge: Sobra algum tempo em sua rotina para viajar ou passear?
Antônio Souza: Sobra tempo não moça,viajar é luxo,todos os dias bem cedo meus clientes já estão me esperando na feira não posso faltar com eles um dia sequer.
Leia Jorge: Tem algum projeto de vida ou sonho que ainda não realizou?
Antônio Souza: Ah tem sim, quero ver se dá pra guardar um dinheiro , um dinheirinho por mês pra comprar um terreno na ilha e construir uma casa , pequena mas que dê pra passar o fim de semana ou até morar  quando eu estiver velho.
Leia Jorge: Salvador foi considerada a pior cidade para se morar , o senhor concorda com essa pesquisa?
Antônio Souza: Não,tudo bem que tem muita coisa para melhorar como esse trânsito infernal todo dia,a saúde ,agente quer ir no médico e não acha assim só com muita dificuldade,mas a pior não é pois eu nunca tive emprego de carteira assinada e nunca passei fome,se não achava emprego ia vender picolé ou cachorro-quente.Aqui na feira antigamente ninguém podia vender nada pois os rapa vinha e botava todo mundo pra correr mas agora a uns 4 anos nunca mais apareceram aqui agente pode ficar sossegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário