terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bola na área


Laís Lopes

Nem a chuva conseguiu atrapalhar mais um domingo de disputa e muitos gols entre ‘Barcelona’ e ‘Ypiranga’ na edição de 2012 do campeonato de futebol do Beco do Cirilo. Iniciado no dia 15 de outubro, e sendo um evento tradicional na comunidade; este ano surgiram novos times como o ‘Meninos da Vila’ para abrilhantar o show de bola.



Segundo Valdemar Lopes, ex-jogador do Racing (clube que participava do campeonato nos anos 70 e 80) essa tradição é fruto da união entre torcedores e clubes.
“Minha relação com os companheiros de futebol e a torcida foi a melhor possível. O Racing surgiu no Beco do Cirilo, onde nasci e vivi desde criança até a idade adulta, e perpetua até hoje com o mesmo nome. Hoje atuamos com os cinquentões no campeonato do Clube 2004, claro que com um número reduzido de amigos, isso porque muitos já não jogam mais futebol”, afirmou.
Valdemar ainda contou sobre o incentivo do futebol para a garotada, “É uma forma de eles tomarem gosto pelo futebol e quem sabe dali sair grandes jogadores, exemplo disso é o Dankler do Vitória, Baco sobrinho de Popó do Jacuipense e  Fábio Lopes, ex Bahia. E uma coisa que me deixa muito feliz é a escolinha que surgiu no Beco fazendo com que as crianças possam ocupar o seu tempo livre  praticando o esporte e se dedicando aos estudos, o  que é cobrado e vistoriado pelo responsável da escolinha.  
Para saber mais a respeito desse clima eufórico do campeonato e como ele anima os torcedores e a comunidade, o Leia Jorge acompanhou a disputa de bola entre o Barcelona e o Ypiranga, no último domingo (15).


Chutes na trave, faltas e nada de gol até os 24 minutos do 1º tempo, quando Glaciliano marcou para o Ypiranga e surpreendeu o time adversário. Logo em seguida, mais precisamente aos 27 minutos, Glaciliano marca novamente com um chute de fora da área que não deu chance ao goleiro Renilson do Barcelona e deixou o placar em 2x0 para o Ypiranga.
Intervalo! E os técnicos têm a chance de conversar com seus times e reajustar táticas para obter sucesso na partida. E quem disse que os torcedores param? É barulho pra cá, churrasco pra lá e muito burburinho até que o 2º tempo se inicia e todos voltam à atenção para o campo.
Susto no início do 2º tempo! Pênalti aos 3 minutos a favor do Barcelona e o número 8, Binha marca para o clube que vê nesse primeiro gol a chance para um empate. A torcida ajuda e começa a incentivar com cânticos e gritos aos jogadores.  O jogo fica nervoso, muitas faltas e entraves acontecem. Aos 15 minutos o jogador Camarão do Barcelona, marca e empata a partida. A partir daí o que se viu foram clubes batalhando minuto a minuto por novos gols.
Aos 20 minutos o menino Matheus de apenas 13 anos, marca para o Barcelona e deixa o placar em 3x2. E depois de muitas tentativas e firulas durante o jogo, aos 30 minutos Jurassi marca para o Barcelona e comemora empolgado com a torcida.
E quando todos achavam que o placar permaneceria em 4x2 e que o Barcelona já estava satisfeito com o saldo positivo, eis que surge Camarão mais uma vez e faz o quinto gol. A partida termina em 5x2 para o Barcelona que apesar de ter começado o jogo meio perdido e sem comunicação efetiva entre os jogadores, conseguiu a vitória de virada e mostrou-se muito persistente na tarde deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário