terça-feira, 13 de novembro de 2012

As escravas da beleza



Vanessa Casaes



A palavra ditadura nos remete ao primeiro pensamento de uma imposição, ser manipulado a fazer certas coisas. E isso se encaixa perfeitamente aos dias de hoje. Pessoas são influenciadas a vestir o que está na moda, a comprar certos produtos, frequentar determinados lugares, fazer cirurgias plásticas, ir ao salão de beleza toda semana... Mas e quando isso tudo vira uma escravidão?

As pessoas são tão manipuladas pelos padrões de beleza impostos pela sociedade, que se esquecem do que realmente é o certo, fazem tudo que se impõe e mesmo assim ficam insatisfeitas, desenvolvem uma obsessão. É como se fosse um vicio, mas de beleza. Cecília Sardenberg, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), estuda o comportamento das mulheres no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim). “O apelo mercadológico da infinidade de produtos, serviços e novas tecnologias do corpo é oferecido para mulheres de todas as idades e matizes se produzirem como 'mulheres' dentro dos mencionados padrões”


Ficar bela na medida certa é possível sim, sem exageros. Cada um precisa se aceitar do jeito que é, a beleza nada mais de dentro para fora, nada de ditar regras para a beleza. Afinal, beleza também é saúde. Quem não gosta de se sentir bela e magra? Acho que todas as mulheres.


O que é preciso entender é que não existe um padrão de beleza que se deve seguir. Cada um possui seus próprios padrões e seu próprio conjunto de beleza. E alertar principalmente os jovens de hoje, que são vítimas da “Ditadura da Beleza” e que acabam sofrendo como doenças de distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia.


Mas ninguém tem culpa, é tanta informações sobre produtos de beleza, centros estéticos e similares que não paramos para pensar, estabelecer um senso crítico. Na bancas de revistas as matérias estampadas nas capas e manchetes circulam em torno do tema “emagrecem em poucos dias”; “cuidados de cabelos”; “rejuvenesça com certos produtos”, entre diversos outros.


Então, mulheres, livrem-se de toda “Ditadura da Beleza” imposta pela sociedade. Acreditem que cada uma tem sua beleza especifica. Ir a salões de beleza, centros estéticos, buscar cirurgias plásticas, tudo bem, mas na medida certa. Nada de sair querendo fazer isso ou aquilo. Não fiquem escravas da beleza, e pensem: para tudo que ter seu equilíbrio.


Dica de livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário