terça-feira, 13 de novembro de 2012

O desafio de educar em meio a violência



Sirleia Araújo

 



Educar não é tarefa fácil, ainda mais em um ambiente de violência e morte. Andar por caminhos onde os valores morais estão desprezados e esquecidos por uma parte da população, é desafiador, ainda mais se o motivo for levar educação.

No meio da guerra entre traficantes e policiais a Escola Infância Feliz, no bairro da Santa Cruz, em Salvador, tem a responsabilidade de educar seus 150 alunos em um lugar adverso e violento.

Um dos mais abrangentes estudos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conduzido em 70 países, incluindo o Brasil, deixa claro que criar um clima favorável ao ensino é um dos principais fatores para elevar a qualidade acadêmica.

Pensando nisso, a professora Joice Luzia aceitou trabalhar na escola com o objetivo de mostrar para as crianças o sentido do amor e respeito ao próximo de uma forma simples e significativa.

Leia Jorge: Há quanto tempo você trabalha no bairro da Santa Cruz?

Joice Luzia: há 2 anos.

Leia Jorge: Como é a experiência de ensinar em um ambiente tão pesado?

Joice Luiza: É complicado porque as crianças convivem com isso, elas se adaptaram a esse tipo de ambiente e posso perceber isso pelo que eles falam todos os dias no início das aulas: “Pró, quando eu crescer quero ser policial” , “ Pró tinha um monte de polícia na minha rua”, “ Eu vi um homem morto e fui lá ver, tava cheio de sangue”.

Leia Jorge: Quais as dificuldades encontradas?

Joice Luiza: A primeira dificuldade é o deslocamento até a escola, onde olho para todos os lados com medo de ser roubada ou ter algum conflito entre a polícia e os bandidos. A outra é mostrar a essas crianças que o mundo pode ser melhor, que a paz existe e que as coisas podem mudar e a mudança começa a partir de nós.

Leia Jorge: Qual o maior desafio?

Joice Luiza: O maior desafio é ensinar os valores morais e sociais.

Leia Jorge: O que as crianças pensam a respeito da violência no local onde moram?

Joice Luiza: Já se acostumaram e alguns chegam a dizer que quando crescer vão ser policiais para matar os bandidos.

Leia Jorge: Já presenciou alguma cena de violência na região?

Joice Luiza: Sim, na verdade a policia invadiu o bairro e fechou algumas entradas e saídas e tive que esperar na escola até liberarem as ruas para poder ir embora.

Leia Jorge: O que o professor pode fazer para ensinar os valores morais a essas crianças?

Joice Luiza: Mostrar a elas que existe o lado bom do ser humano, ensinar a solidariedade e o amor ao próximo, mostrar que as pessoas mudam e podem ser transformadas. Um bom exemplo é que lá ninguém fica sem lanche, quando uma criança não leva, as outras dividem com ela, isso faz com que não sejam egoístas e que devem ajudar uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário