terça-feira, 13 de novembro de 2012

Roteiro virtual do candomblé



                                          Objetos de culto no terreiro Bogum, Salvador
                                          Foto: Paulo Leandro



Rafael Ribeiro


A internet é uma ferramenta decisiva para quem quer obter informação no mundo de hoje. Com o candomblé não é diferente e vários sites possuem conteúdo informativo sobre o tema.

O site ocandomble.wordpress segue uma linha bem didática. Neste site é possível encontrar um dicionário com as palavras usadas nos cultos e uma breve explicação sobre eles. Outra informação revelante acerca deste site é que nele é possível encontrar um glossário sobre as ervas dedicadas a cada um dos orixás. Usando este glossário, você encontra a utilização e serventia de cada erva. O site também oferece uma breve explicação sobre os orixás.

No brasilescola o leitor ira encontrar  um resumo de como o candomblé surgiu. O site apresenta informações de quem são os orixás e suas formas de manifestação. Uma das vantagens deste site é que ele apresenta a diferença entre candomblé e umbanda. No fim desta página, estão disponíveis links para dois artigos relacionados ao tema.

O primeiro artigo é sobre a origem dos terreiros no brasil. Neste link, os autores desenvolvem uma linha do tempo, explicando onde surgem os terreiros.

Já o segundo artigo aborda o nascimento dos ritos. Aqui, é explicada a criação das nações e como o candomblé se espalhou pelo Brasil. Os dois textos são de autoria do historiador Rainer Sousa.

Já no site da revista superinteressante o foco é para os dados relacionados ao candomblé. Na reportagem existe também um calendário de festas. Nesse site uma festa pra Xangô é documentada no terreiro Casa Branca.

Entrando no bahia-online.net, o turista de língua inglesa tem uma lista com o endereço dos principais terreiros com fotos e videos. Entre as informações do site tem um link que leva o turista a um mapa com todos os terreiros de Salvador em terreiros.ceao.ufba



Nenhum comentário:

Postar um comentário