terça-feira, 20 de novembro de 2012

Coleção Emília Biancardi divulga a cultura popular tradicional no Pelourinho

                                                         

Laís Carneiro de Oliveira


A Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi compartilha a riqueza de instrumentos da cultura popular, divulgando a manifestação artística e cultural afro-baiana para o Brasil e para o mundo.
Essa iniciativa é oriunda das 1005 peças coletadas por Emília Biancardi desde 1962, durante suas turnês e espetáculos em cinco continentes. O acervo foi doado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) em junho de 2011, e este ano foi transferido para o Centro Cultural Solar Ferrão, na Rua Gregório de Mattos, número 31, no bairro do Pelourinho, em Salvador.

Exposição dos instrumentos no Solar Ferrão. (Foto: divulgação)
“A coletânea, com um valor histórico-cultural inestimável, começou a ser formada a partir de uma pesquisa realizada no interior da Bahia. Depois consegui adquirir peças, algumas ganhei e outras pude criar ou recriar, a partir das minhas pesquisas”, explica Emília, etnomusicóloga e pesquisadora da música folclórica brasileira.
De acordo com Emília, alguns dos instrumentos doados são encontrados no Solar do Ferrão e outra parte são apresentados em museus de Salvador e da Bahia na Mostra de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. “Essa exposição é utilizada para despertar o interesse pela cultura popular tradicional e pelo folclore”, destaca.
         As primeiras exposições aconteceram no Caribe Cultural Center e na Fundação Cultural de Woodstock Time, no Lincoln Center, em New York, além de exposições em escolas e universidades, também nos Estados Unidos (EUA).


Emília Biancardi com um dos instrumentos da sua Coleção (Foto: divulgação)


Emília Biancardi é nascida em Salvador, formada pela Escola de Música do Rio de Janeiro e responsável pela criação do Viva Bahia, primeiro grupo folclórico do Brasil que propagou o folclore e a capoeira para o mundo. Emília realiza trabalhos sociais desde 1999 e também é especialista nas manifestações tradicionais da Bahia.
“Todas as pessoas que fazem trabalho social fazem por amor, porque nada é feito sem amor”, conclui a etnomusicóloga.
 
Atividades com os instrumentos da Coleção
A Orquestra Museofônica, idealizada pela Diretoria de Museus (Dimus) em parceria com o Ipac,  realiza uma proposta pedagógica musical no Centro Cultural Solar Ferrão.

A ação, voltada para técnicos e profissionais que trabalham em museus, objetiva um aprendizado teórico-prático de instrumentos musicais tradicionais doados por Emília Biancardi, além de promover o conhecimento sobre a sua história e musicalidade.

“O repertório musical foi escolhido por meio de seleção de músicas populares e folclóricas que fizeram sucesso na rádio e televisão entre os anos 50 e 70”, pontua Emília.

As aulas, ministradas pela  etnomusicóloga, acontecem sempre as quartas-feiras,  das 10h às 11h e das 14h às 15h, no Setor Educativo do Solar Ferrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário