terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pracatum, música transformando jovens da periferia


 
 
Thais Béu
 
 Pracatum, música transformando jovens da periferia
 

A Associação Pracatum é um projeto idealizado pelo músico Carlinhos Brown para transformar e melhorar a vida das pessoas no bairro em que nasceu, o Candeal. O projeto foi formalizado como instituição não-governamental em 1999, recebendo o nome Associação Pracatum Ação Social (Apas). Brown escolheu o Candeal para ser o bairro sede da associação primeiramente pela razão de ter sido o lugar onde nasceu e se criou, mas também era uma forma de trazer para aquela comunidade uma visão de que os sonhos existem e são possíveis. A partir dessa ideia, ele percebeu que só poderia levantar a bandeira da sustentabilidade e desenvolvimento daquela comunidade se a cultura passasse a ser o patrimônio principal de todo o projeto. A visão do idealizador demonstra o seu compromisso com as questões sociais e com a inclusão da população mais carente no mercado de trabalho, gerando igualdade social. 

Segundo a assessora de Carlinhos Brown, a jornalista Avana Cavalcante, o objetivo inicialmente da Associação era promover o desenvolvimento de bandas, formando percursionistas a fim de proporcionar uma vida digna aos moradores do bairro. A música tornou-se, então, o tema principal da associação, levando conhecimento e perspectivas profissionais para os participantes. Os jovens, que estavam em situação de risco e sem perspectiva de oportunidades, começaram a encarar as batidas dos tambores como uma alternativa de vida.

Através do apoio da população na busca de parcerias com instituições públicas e privadas, a Associação Pracatum se manteve e se expandiu, tornando-se referência mundial em diversas áreas como cultura, música, educação e desenvolvimento comunitário. A Apas é uma organização sem fins lucrativos, preocupada em proporcionar oportunidades e qualidade de vida para os moradores estabelecendo uma relação entre educação, cultura – através das artes - e aperfeiçoamento pessoal, sendo reconhecida com prêmios nacionais e internacionais na área de desenvolvimento social. A associação tem seu modelo seguido por diversas instituições em todo o país e, através de programas educacionais e culturais, prepara os jovens para o mercado de trabalho e para a vida.

A Escola de Música Pracatum possui um espaço físico adequado para o ensino profissional da música. A metodologia é baseada em referências culturais e práticas vividas no cotidiano dos moradores, levando à reflexão de comportamentos e atitudes, para adquirir novos hábitos e valores. Sua estrutura é formada por estúdio de gravação, salas de aula e de instrumentos, biblioteca, entre outros equipamentos que permitem aos alunos o acesso a realidade do mercado de trabalho.

Entre os grupos musicais, destaca-se o Pracatum, que associa o ritmo da Bahia ligado à formação de sua gente. O Ebanóises é um grupo que trabalha com mais sensibilidade e o seu repertório passeia de Pixinguinha a Mozart. E o terceiro grupo é o Hip Hot Roots que faz um hip-hop poético e alegre, influenciando novas batidas.

Faz parte da associação o programa Tá Rebocado, que faz a manutenção das residências no bairro através de pesquisas realizadas pelos próprios moradores, visando melhorar a infraestrutura da comunidade, gerando renda, saúde e sustentabilidade. Há também a Escola infantil Virgen De La Almudena que atende 230 crianças da comunidade. A Apas ainda oferece cursos de moda e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário