terça-feira, 13 de novembro de 2012

Salvador, o novo destino ‘Gay Friendly’ do Brasil




Henrique Brinco
Rio de Janeiro? Que nada! A capital baiana é o novo destino turístico dos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Repleta de bares, restaurantes, praias, saunas e boates, Salvador tornou-se um dos destinos preferidos pelos turistas que procuram diversão e entretenimento com respeito à diversidade.
Sem dúvidas, a Parada do Orgulho Gay de Salvador tornou-se o principal produto turístico ‘friendly’ soteropolitano. Realizada anualmente no Campo Grande, o evento organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) traz alegria e diversão para os foliões, acompanhada sempre de muita militância e reivindicação. Em 2012, turistas de diversas regiões do país e do mundo marcaram presença no evento - que passou a receber investimentos da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e Bahiatursa.
Já o Carnaval da Bahia também é marcado pela diversidade. Em Salvador, o destaque fica para o Concurso Gay de Fantasias, realizado na segunda-feira na Praça Thomé de Souza. Já o Baile dos Artistas, no Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho), anima a sexta-feira e reúne grande número de pessoas em busca das antigas marchinhas da folia. No circuito Barra-Ondina, o bloco Crocodilo, tradicionalmente puxado pela cantora Daniela Mercury, está entre os mais procurados pelo público.
Em 1997, foi sancionada a lei municipal Nº 5.275/97 para punir os estabelecimentos comerciais, industriais, culturais e de entretenimentos, bem como as repartições públicas municipais que discriminam pessoas em razão de sua orientação sexual. As penas variam de uma simples advertência, passando por multa, podendo chegar até a cassação do alvará de licença e funcionamento da empresa.
Boates
Um dos pontos gays mais conhecidos da cidade é a tradicional boate Off Club (Rua Dias D’Ávila, Barra), cercada por bares e restaurantes também destinados ao público específico. Quando se trata de pessoas que, distintamente, enxergam na música um significado especial, é preciso bastante cautela. Cada uma delas tem seus ídolos e se identificam com um estilo específico. As cantoras de maior repercussão internacional sempre vão estar na lista das mais pedidas do local, porque o pop é, de longe, o gênero que faz mais sucesso na atualidade.
Já a boate San Sebastian (Rua da Paciência, Rio Vermelho), aos poucos garante público fiel. Especialmente estruturado para receber e atender bem grande quantidade de pessoas, o prédio de três andares abriga bares, camarotes, uma ampla área externa e, ainda, duas pistas independentes que oferecem o melhor em qualidade técnica e musical. Entre as festas mais populares do local estão a Armengado, realizada todas as sextas com o melhor da música popular brasileira, e a Blessed, todos os sábados com o melhor da cena eletrônica.
Por último, não poderíamos deixar de lado a boate Tropical (Rua Gamboa de Cima, Gamboa). Cheia de charme, clima e conceito, com decoração inspirada na carreira da cantora Carmen Miranda, a casa tem perfil democrático que atende aos diferentes públicos. Com shows de drag queens e de belos gogoboys, o estabelecimento traz o “conceito tropical” - percebido pelo bom gosto e elegância nas instalações. Uma curiosidade: a Tropical funciona no mesmo local da antiga Holmes 24, requintada boate gay dos anos 80,  perseguida no período da ditadura militar.
Praias
O Porto da Barra, famoso mundialmente, virou ponto de encontro de gente bonita e descolada. Em 2011, o local foi escolhido pelo canal de notícias norte-americano CNN como uma das 50 melhores praias do mundo. O lugar é cercado por bares e restaurantes e é dono de um mar de águas cristalinas que é uma excelente opção para o mergulho e para apreciação do pôr do sol, além da realização de práticas esportivas.
Outras duas praias famosas também são apreciadas pelo público LGBT: a Praia dos Artistas (Boca do Rio) e a Praia do Buracão (Rio Vermelho). Com um mar tranquilo e beleza paradisíaca, a primeira tornou-se célebre pela extinta Barraca Aruba, que desde os anos 70 atrai turistas e artistas alternativos. A praia ganhou este nome por atrair artistas, como Gil e Caetano, que reuniam os jovens para defender a liberação dos costumes, em um período de forte repressão. Já a Praia do Buracão também é famosa por ser mais vazia, e consequentemente mais discreta, porém com festas noturnas badaladas.
Saunas
A Planetário 11 (Rua José Duarte, Tororó) é um ótimo lugar para encontrar diversão, sensualidade e prazer com segurança, higiene e descontração. O espaço oferece bares, palco para shows, TV, Internet e suítes. Voltado exclusivamente para o público masculino, os clientes podem usar o serviço de massoterapia profissional - um dos mais procurados.
Já a sauna Fox (Rua das Rosas, Pituba), também dedicada ao público masculino, chegou com novo conceito de serviço e ambientes planejados e projetados para bem atender. Conforto, sofisticação, charme e discrição são as características fortes do local. Oferece serviços de saunas seca e a vapor, área de descanso, bar e estacionamento, além de um lindo jardim.
A sauna Rio’s (Rua Almeida Sande, Rio Vermelho) é uma ótima opção para homens em busca de sexo sem compromisso. O estabelecimento dispõe de piscina e cabine privativa, além de sala de jogos e cyber café. O local mais procurado é o cinema erótico com dark room.
Bares e Restaurantes
O Rio Vermelho merece, sem dúvidas, destaque especial no roteiro LGBT de Salvador. O bairro, que também atrai os boêmios e roqueiros, é ponto de encontro de gays e lésbicas que procuram bares, clubes, danceterias, pubs, cafés e restaurantes variados. O famoso Acarajé da Dinha (Rua João Gomes, Rio Vermelho) é o point mais procurado.
Outro destaque fica para o Sunshine Bar-Restaurante (Rua Guedes Cabral, Rio Vermelho), que traz ambiente aconchegante e cardápio variado.  Tudo ao som de música de qualidade, claro. Entre pratos mais pedidos, estão os caldos, bolinhos e iscas, além do delicioso frango a cubana.
Já o Franco Café Lounge Bar (Rua da Paciência, Rio Vermelho) é o "warm up" soteropolitano. Na cena eletrônica, é entendido como o "esquenta" da noite que está começando. O local é ideal para um happy hour alegre e despojado, acompanhado de amigos. Recentemente, a casa passou a abrigar a festa Clube da Paquera, que reúne jovens solteiros em busca de um relacionamento sério.
Outros pontos famosos
Com o passar dos anos, o Beco dos Artistas (Avenida Cerqueira Lima, Garcia) tornou-se referência para homossexuais e simpatizantes interessados em paquerar e beber nos diversos bares e botecos enfileirados no estreito espaço. Pegação e descontração são algumas das características fortes do local de fama internacional. No local também funciona o Teatro Beco dos Artistas, abrindo somente em dias de eventos e shows especiais.
O Cabines Eróticas 155 (Rua Euclides de Mattos, Rio Vermelho) oferece dez cabines com opções de filmes adultos para o público gay e bissexual. É equipado com quarto escuro para encontros, mini-bar e sala para fumantes. A decoração fica a cargo de desenhos do artista plástico Hamilton Lima.
Por último, mas não menos importante, o Jardim de Allah (Avenida Otávio Mangabeira, Pituba) também é um ponto de encontro famoso para homens. Lá, a pegação acontece até altas horas da madrugada, todos os dias da semana - mesmo sem as tradicionais barracas de praia. Não existem michês e nem travestis fazendo programas. Em geral, é um local seguro por ser frequentado exclusivamente por gays que procuram sexo sem compromisso (mas sempre é bom ficar esperto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário