quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UFC político: DEM x PT


Liviane Carvalho

Mesmo com seis candidatos a prefeito, os cidadãos de Salvador deixaram o drama e ansiedade tomarem conta de dois principais lutadores políticos, ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT).  Durante três meses de intensa política, Neto e Pelegrino se enfrentaram várias vezes em debates para divulgar suas ideias e conceitos sobre o que a capital Baiana precisava e precisa.
Em meio às discussões, comícios e entrevistas dadas pelos dois, o foco do discurso sempre estava voltado para os planos da cidade mais animada do estado da Bahia, mas as oportunidades de alfinetar de leve o rival não foram deixadas um minuto sequer.
Com o ringue formado e casa cheia de telespectador ansioso pelo fim da luta, estudantes, trabalhadores e pesquisadores políticos comentaram em alta a disputa mais quente dessa eleição de 2012 e, mesmo depois da eleição, ainda há o que falar. Esse é o caso de Paulo Roberto, estudante de Relações Pública pela UNEB, e Jailson Santana, 36 anos, Projetista de Tubulação.

DEM    X   PT


Qual sua percepção sobre todo o embate político entre o DEM e o PT?

“Vejo uma disputa inicialmente ideológica, pois são partidos com orientações totalmente distintas e, num plano secundário, uma disputa para a manutenção de uma hegemonia do PT contra um partido que tenta se levantar”, diz Jailson Santana. Com outra analise, Paulo Roberto vê as diferenças hegemonias de anos atrás e explica o porquê, “Antes do PT ter a chance de governar, existia a expectativa de mudanças significativas. No entanto, apesar dos avanços sociais, o que houve foram mudanças paliativas, não mudaram as estruturas existentes, falo isso com pesar e cito como exemplo a educação básica”.

Você assistiu aos debates transmitidos pela TV? O que achou dos dois candidatos, defesas e ataques?

O estudante Paulo e o Projetista Jailson, tiveram uma percepção similar nos debates vistos por eles. Paulo - Assisti a um debate no 1º e um no 2º turno, achei que as trocas de ofensas dominaram, tomando o lugar que deveria ser de apresentação de propostas. O candidato ACM Neto claramente tem melhor discurso, com uma oratória mais fluente que seu adversário, acho que isso contribuiu para os eleitores que decidem a partir dos debates. Jailson- Infelizmente apenas um, mas percebi coerência e firmeza do lado do representante democrata. Do lado petista, percebi muita dependência das figuras de maior expressão nacional da sigla, com discursos “batidos” e práticas obsoletas.

Acha que os debates influenciaram na escolha do candidato final?

Mesmo de lado opostos na política, a resposta é a mesma. Jailson Santana foi direto em dizer, Sim. Paulo acrescentou um pouco mais e disse; “Acho que sim, existe uma parcela de eleitores que usa o debate como parâmetro”.

Jaílson Santana, Projetista de Tubulação.
Paulo Roberto, estudante.



Essa briga entre o DEM e PT é velha, o que tem a dizer?

Com o discurso preparado, Paulo explica toda a briga; “É uma polarização que remete a histórica briga esquerda e direita, embora o cenário atual não permita mais essa divisão. Com a conjuntura política global, os lados não são mais tão “puros” em suas ideologias. A briga é pelo poder”, afirma. Jailson vê a administração política como um ponto foco nas  disputas partidárias; “Com ideologias distintas, tentam reimplantar ou manter a sua forma de administrar”, diz.

Qual seu vinculo com a política?

Jailson diz não ter qualquer vínculo. Já o jovem Paulo, relata:vínculo de alguém que vota desde os 16 anos por acreditar na importância desse ato, de quem busca ler, se informar e discutir sobre política, não somente da política partidária, também do sentido da ação política que está em cada um de nós, como seres que interagem socialmente como base de sua sobrevivência”, revela.
E como todo bom embate, as discussões políticas na vida das pessoas influenciam em seu cotidiano. Paulo diz ter discutido o assunto em todos os espaços de seu convivo e acrescenta: “gosto das discussões, dos embates políticos, acho interessante lidar com o ponto de vista contrário em temas polêmicos”. Jailson é rápido em dizer:sim”.



Quais os pontos positivos e negativos você pode tirar deste embate político?

Jailson conta que “o desejo de renovação por parte da sociedade brasileira, haja vista o grande número de novos administradores eleitos, contrapondo com o lado negativo que foi o alto índice de abstenções registrado pelo TSE, nesta última eleição, e complementa em dizer que, o segundo turno é uma demonstração de que a luta entre DEM x PT, pode sim, acabar. Basta haver interesse comum em questão”. Para Paulo, os pontos positivos estão na riqueza de todo discurso político, já os negativos, no jogo de interesse e a expansão da politicagem, explica.
E em relação ao segundo Turno e termino da disputa do DEM x PT, Paulo conta: “dependendo da luta pela hegemonia no poder, a luta nunca vai acabar, e acho que a campanha de Pelegrino pecou ao não mudar de estratégia, foi um tiro no pé continuar a se respaldar da parceria, usando o nome do desgastado Wagner e dando argumento ao adversário. Neto focou em difundir sua capacidade de mudar o que está posto sem a dependência dos governos estadual e federal e acabou dando certo. Além é claro do efeito que as greves tiveram principalmente a dos professores da rede estadual, que fizeram campanha contra o PT”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário